domingo, 15 de maio de 2011

Nota de repudio ao preconceito a amamentação!

O Brasil gasta uma fortuna em campanhas para incentivar a amamentação , a amamentação é uma política de saúde do governo Brasileiro, onde já é comprovado cientificamente que eta é  a melhor forma de alimentação para os bebês. No dia de hoje fiquei chocada com a notícia de que o facebook puniu uma usuária cancelando a sua conta, pelo fato dela colocar uma foto do maior ato de amor que uma mãe pode ter para com o filho : A amamentação! Dizendo, que tal foto ofende os usuários...o que ofende não é o amamentar..ofensa é criança morrendo de fome, é criança desnutrida, é preconceito racial e sexual...isso sim deveria ser excluido do face!Isso demosntra o enorme machismo que ainda existe no mundo! e me faz questionar até que ponto nos temos liberdade de expressão nas redes sociais...se eu incentivo o assassinato de um " bandido" tudo bem se eu incentivo a amamentação sou excluida do face???

Considerar a amamentação como algo obsceno é no mínimo ignorância e demonstração do enorme poder do sistema que quer vender leite artificial para nossos bebês custe o que custar...
Países que tem problemas de desnutrição precisam que suas mulheres sejam incentivadas a amamentar para a sobrevivencia das futuras gerações, visto que já foi provado cientificamente que o estado de desnutrição da mãe não interfere na qualidade do leite materno...salvo em  casos extremos.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Um dia feliz!

 Bom hoje é um dia muito feliz!!  clarinha sempre foi uma menina muito esperta, até mais do que o normal para a idade mas demonstrava uma dificuldade nos braços...eu já tinha observado e a pediatra confirmou...ela foi encaminhada ao ortopedista mas como só consegui marcar a consulta para o dia 21 fui orientada a fazer a estimulação toda em casa. Primeiro coloca-la no chão! Para isso tinha que ter um chão decente para ela ficar e lá fui eu gastar uma grana preta num tapetão de atividades ( daqueles grandes com espelho) comecei a deixa-la direto, fazia estímulos com os braços ( puxar ela deitada pelos braços , isso fortalece a coluna) depois coloquei o outro tapete dela, o que tem coisas penduradas em cima do tapetão e depois de um mês ela pegou o mobile!! Agarrou o mobile! Pode parecer uma bobagem mas foi mais uma vitoria para a minha lindinha que vem lutando desde a gravidez. Para quem não sabe ela quase teve morte intra uterina, lutou para ganhar peso ( já entrou na curva de crescimento de um bebe " normal") e agora consegue se arrastar e segurar objetos!! to em êxtase hoje!






segunda-feira, 2 de maio de 2011

eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Bom depois do pesadelo da creche é importante dizer que a clara encontrou um creche nova e já começou a adaptação...na verdade a adaptação é para mim pq ela ficou tranquilissima hoje!A creche é otima, super organizada, a tia Maria dos bebes é super bacana e os pequenos...ai que delícia aquelas pestinhas com um ano e meio rsrs. Bom também troquei de pediatra e levei a clara a ped nova! Ela é homeopata do jeito que eu queria indicação da madrinha!! rsrs.
A clara por ser baixo peso esperava-se que ela com 4 meses estivesse com uns 4 quilos..ela estava na sexta feira com 5,850 quilos e 60,5 centímetros...cresceu 16 centímetros!! parece bobagem mas valeu apenas fazer a amamentação em livre demanda! Só uma coisa me assustou a ped achou a clara molinha nos braços e eu já tinha percebido isso.. aí encaminhou a clara para o ortopedista( consulta já marcada) e mandou estimular pq poderia ser preguiça e excesso de tempo na cadeirinha...coloquei ela no chão todos esses dias e ela está viciada em ficar de bruços!!Era preguiça!! agora só quer saber de ver o mundo com a cabeça em pé!!! E hoje tentou levantar o bumbum !!
Sim sou um mãe coruja pacas!! aprendi que a maternidade tem que ser vista apenas pelo lado positivo!  Sei que da canceira,que a cabeça pifa muitas vezes, que a grana encurta mas é muito gostoso ver a fofinha crescendo e alegrando a família toda! A vida tem 10 % de coisas ruins e 90 % de boas..mas estamos tão viciados em infelicidade que não percebemos isso...e jogamos ela fora!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Alerta nas creches

     Bom, antes de ser mãe sou mulher e possuo uma carreira...não sou  favor dessa idéia de que a mulher deixa de ser uma mulher, um ser individual para se tornar apenas mãe...acho isso machista e antiquado. A maternidade é uma parte de nossas vida e não a totalidade. Não sei como é com outros filhos, mas como vim de uma família onde todas as mulheres trabalhararam, principalmente minha mãe possuo um respeito enorme por ela justamente por ter trabalhado fora e vejo muito disso nos meus alunos.
    Bom com o fim da licença maternidade comecei a pensar como ficaria a Clara...descartei a idéia da minha mãe tomar conta dela pq para mim ( isso é um visão pessoal) vó é diversão, minha mãe já criou sua filha e não tem que fazer isso de novo no momento que tem o direito de aproveitar a liberdade. Podem me achar radical , mas a verdade é que temos que assumir a responsabilidade de forma total e não parcial. Se eu posso pagar um lugar para a minha filha ficar não vou sobrecarregar uma outra pessoa ( volto a dizer é uma posição pessoal) Além disso, como professora sei que as crianças devem ser estimuladas e nossos pais muitas vezes não conseguem fazer isso...Depois de um longo debate entre baba e creche foi escolhida a creche por questões de desenvolvimento infantil...bom fiz longas pesquisas, visitei creches e escolhi uma ( eram três muito boas no bairro )...tinha um excelente espaço para desenvolvimento, era grande, limpíssima e com uma boa quantidade de berçaristas ...fui lá três vezes e sempre vi tudo dentro da normalidade...mas como não acredito em nada marcadinho levei a clara para a adaptação sem avisar a direção e tomei um susto! As crianças estavam na área de recreação, bebes de 4, 6 meses juntos com crianças de 1, 2 anos!! Isso é surreal!! são idades cognitivas diferentes! Um criança de 2 anos pode machucar um bebe! e para piorar, era  a cozinheira que estava tomando conta de todos pq nenhuma berçrista se encontrava no local! Olhei para a cara da minha mãe e não pensei duas vezes passei a mão na clara e me mandei...só quem é mãe sabe a sensação horrivel que fica...mas lá fui eu catar outra creche...
Comecei a procurar entre as famosas..até pq as famosas no meio materno tem sempre um pq e lá fui eu ( eram duas) cheguei numa dela...linda, ensino bilingue, estrutura pedagógica ótima e simplesmente as 8 da manhã a responsável pelo berçario não estava! Como assim? O berçário sem um responsável...e se a criança fica-se doente, passa-se mal...liguei as 10 e ainda não tinha chegado...e se eu falar o quanto custava todo mundo ia cair para trás...e lá fui eu para a ultima opção...creche mega recomendada, estrutura pedagógica perfeita mas eu achava que era impagavel...e me surpriendi! fui atendida prontamente, vi uma série de recomendações burocráticas ( o que não tinha nas outras) e depois de uma hora de conversa fui conhecer o espaço...para começar piso de linóleo ( criança pode cair, pular que não se machuca) , o maternal tava colocando terror ! Brincavam, gritavam...iam ao banheiro ( com 1 anos e pouquinho!)e derrepente vi aquelas criancinhas descendo as escadinhas para ir lanchar ( com uma noção de responsabilidade pelo outro incrível)...elas estavam aprendendo tudo e não tava nem aí para mim rsrs. E o berçário...crianças risonhas! tinha um que levantou e quase fez as honras da casa rs. Mas o mais importante...todos sorrindo, uma sala com barra para eles se segurarem e um enorme espelho( quem é pedagogo e psicologo sabe da importancia do espelho nessa fase)  todas elas se comunicando ...e  a clara só olhando com aquele olhar curioso...
Bom escolhi esta , fica a 20 minutos da minha casa andando, não é barata mas não é caríssima...ouvi algo que amei " vc vai ter que conversar com a psicologa pq cada criança tem seu nivel de desenvolvimento, e temos que ver qual nível da clara" e é  verdade pq a clara sentou pela primeira vez hoje..e ainda chupou o dedão do pé!Ela começa a adaptação na segunda feira!
      Bom gente ,esse relato longo é para mostrar que temos que ter 100 % de atenção...ja pensou minha clarinha num deposito de crianças e não numa creche...

Lições básicas:


lição numero 1: nunca avise que vai a creche..só assim agente descobre o lugar verdadeiro
lição número 2: nunca, nunca coloque seu filho numa creche ou escolinha que não tenha coordenador pedagógico ( o pedagogo e o reponsavel pelo desenvolvmento do seu filho...ele estudou para sso mais respeito pela profissão) pq aí não vai ser uma instituição escolar e sim deposito de criança...creche e escolhinha boa as crianças andam rapido, aprendem a falar rapido e tem o desfralde cedo.
lição número 3: creche ou escolinha silenciosa pode ter certeza que tem algo errado...lugar normal de criança tem muita bagunça( falei bagunça não má educação) ...criança muito quieta pode ter certeza que a educação dela esta sendo na base da repressão...e se a criança na hora de ir com a " tia" se ela não demonstrar alegria e sim reticencias aí meu caro tire seu filho imediatamente do lugar pq criança até uns 4 anos é espontaneidade pura.
Lição número 4: isso não é frescura é educação do seu filho. O cérebro humano se desenvolve praticamente todo ( nas questões cognitivas, na formação do cérebro)  ate três anos de idade...de 0 a 3 anos é o momento do máximo da estimulação ...muitas doenças e retardos de desenvolvimentos são resolvidos nessa fase...uma criança com suspeita de altismo aos seis meses ( não olha nos olhos, não interage e não responde a estimulação externa como  um som forte) pode já começar com terapias de estimulação e acredite aos trÊs anos ela não vai aparendo que ela tem o diagnostico de altismo...
lição numero 5 : nãeo criamos os filhos para serem eternos bebes , os criamos para serem cidadãos com a responsabilidade de criar uma sociedade melhor....

segunda-feira, 25 de abril de 2011

rotina de madame clara luz!

bom uma postagem especial sobre a rotina da pequena fadinha clara luz !( isso é mega importante para as mães)

6:30 : Clara acorda religiosamente todos os dias as 6:30 e mama lm( leite materno)
7:00-9:30: Brinca na cadeirinha, rola no tapete, fica de bruços para fortalecer a musculatura;
9:30: mama lm

9:40 -10:20: primeira soneca do dia na cadeira
10:30: suco de laranja lima..50 ml por adaptação
10:20-11:30: brinca bastante, vê tv essas coisas rs
11:30: mama lm
12:00: outra soneca que pode ir ate umas 13:00
13;00: fica acordadinha interagindo com a casa
14:00:mama lm
15:00: soneca mega rápida rs
16:00 banho oficial- mas se tiver muito quente passa por um banho de manha
17:00: mama la ( similac) 120 ml
18:00 começa a dormir...vai para o berço acordada e desmaia de sono lá ( foi ela que escolheu esse horário, ela juntou o anoitecer com dormir...no horário de verão esse horário vai para as 20:00)
22:00: acordo ela para dar 140 ml de LA
Deve mudar um pouco pq a partir de amanhã ela vai para a creche..mas só tr~es vezes por semana meio período...logo ela vai se adaptar aos poucos e contarei a saga por aqui rs
obs: ela não esta tomando água pq toma muito lm  se fosse só no la existem duas linhas pediatricas: a primeira diz que tem que dar água a segunda diz que até os seis meses mesmo bebes com formula não  precisam de água...
OBS2: não dou chá pq a clara não tem problemas para dormir mas de acordo com a OMS bebidas com cafeína só a partir de 1 ano.

peripécias de Clara luz!


Sempre me falaram a importância de estimular o bebe! Para quem não sabe, até os três anos de idade o cérebro do bebe chega a um nível altíssimo de desenvolvimento ...logo eles são capazes de qualquer coisa...confesso que achava que rolava um certo exagero nisso... até hoje de manhã...
Como muitos sabem, a clara nasceu com 1850  e 44 centímetros... e após o nascimento dela recebi aquela notícia barra pesada de que bebes que nascem com menos de 2500 correm sérios riscos de ter dificuldade no desenvolvimento...quando ouvi isso de uma enfermeira na maternidade fiquei tão chocada que guardei pra mim ...não contei nem para minha mãe nem para o pai da clara já que eles estavam chocados demais pelo tamanho dela...e pensei vamos ver se rola isso mesmo...ela poderia ter atrasos motores, na fala, no raciocínio  entre outros...então resolvi levar o papo da estimulação a sério. comecei a estimular  clara com menos de um mês de vida...percebi que ela tinha uma necessidade muito grande de mexer as pernas ( odiou o sling por causa disso rs) e lá fui eu estimulando no tapete de atividades, na cadeirinha da fischer price..o pescoço demorou para firmar mas quando firmou ganhei de brinde um bebe com uma força grande na mão, que grita horrores e já tentando levantar a coluna e pensei ufa ela vai se desenvolveu normalmente...até que hoje quando tomei um sustão!!
Acordei e coloquei a clara na cadeirinha e fui na cozinha rápido, deixei ela olhando os mobiles...santa ingenuidade minha...enquanto eu estava colocando pó na cafeteira cara estava trabalhando arduamente na sala...quando eu voltei para sala quase enfartei!! A CLARA ESTAVA SENTADA NO CHÃO, COM UM BELO SORRISO NO ROSTO E ENCOSTADA NA CADEIRA!!! fiquei verde....mas curiosa pq ela não gritou, e tava rindo!!! coloquei de volta a na cadeira e ela desceu de novo!!! bom agora ela só fica ali com o cinto quando eu não estiver por perto, agora comigo ao lado vou deixar a pestinha aprontar horrores!!
Isso tudo me fez pensar o seguinte...o cérebro humano é uma caixinha de surpresas ...não podemos nos encastelar em verdades relativas de que aquele ser não pode! percebi que qualquer criança seja qual for a deficiência se for estimulada desde os primeiros meses pode sim avançar pq seu cérebro esta ainda em processo de desenvolvimento...é pelo visto a clara vai acabar me fazendo trabalhar com crianças rsrs...pq vi que tem como ...


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Para que pediatra!

Existe um modismo no Brasil que tem a seguinte frase " o pediatra não manda em mim " tenho observado que e cada vez mais comum as mulheres não seguirem ou não respeitarem as ordens dos pediatras...tudo bem que nós mães conhecemos muito bem nossos filhos mas o fato de eu conhecer minha filha não me faz doutora em química, física ou  medicina. Eu não sei como funciona um intestino, um estômago de um bebe. eu não conheço as formulas químicas e nem entro num laboratório...e é justamente por isso que eu respeito o pediatra...e se eu não gosto  do profissional, eu mudo mas não vou tomar atitudes que vão contra a orientação dele pelo simples fato de eu não  respeita-lo...Quando vc trata o que o pediatra fala com desdém vc está desrrepeitando o tempo que aquela pessoa estudou, os estudos que leu e a sua dedicação...nenhum cientista acordou um belo dia e falou " a partir de agora o leite materno é o melhor"! existem estudos que comprovam isso, e mesmo com estes estudos a imensa maioria não dá leite materno ( só 7 % das mães chegam ao sexto mês amamentando) ...existe aquela jutificativa padrão: meu pai, meu avô, meu tataravó foram criados assim e não aconteceu nada..então que tal pesquisar o que aconteceu com todas as crianças da época do seu avô ? nessa época a taxa de mortalidade infantil era altíssima !! a expectativa de vida humana era muito  baixa...Mas ninguém lembra disso...existe bom senso mas existe respeito a profissão do médicos...se vc não quer ouvir o pediatra não vá mais nele e de a vaga para uma mãe que queira...que precise...que respeite a profissão...eu sempre falo que ser mãe não é ser Dona de um ser humano é sim a responsabilidade de criar um ser que vai integrar a sociedade...e simplesmente estamos agindo como Donas" faço o que quero" tem mãe que espanca o filho com esse mesmo argumento...ser mãe não significa ser um ser especial e sim o caminho natural da vida humana...se fosse especial seria algo raro... não tão comum...Eu digo com todo orgulho que sigo recomendações médicas sim, que leio trocentos artigos antes de começar qualquer coisa! Fui dar suco agora aos 4 meses só pq ouve a introdução do la ( que eu pesquisei muito e descobri o similac , considera a melhor formula infantil e que é raro de achar pq não é a da moda do achismo)e pq sei que com 4 meses o estômago já esta mais formado...alimentos industrializados com corantes e conservantes só com 2 anos e leite de vaca por essa época tb e estranhamente ( sim estou sendo irónica) a minha filha que nasceu um ratinho em 4 meses triplicou o peso, cresceu mais de 15 centímetros só no leite materno, nunca teve febre e resfriado...j´esta durinha, com dentes nascendo, se arrastando no tapete, faz todos os sons imagináveis  só pq eu fui humilde em seguir as orientações do pediatra...cada vez mais fazer o certo é raro...
Com uma semana de vida :


: E hoje com 3 meses e 4 semanas :