segunda-feira, 4 de abril de 2011

A saga da mamadeira

Bom, vc que leu este post deve pensar " que papo idiota"...talvez para vc até seja idiota mas é pq não e vc que derrepente vai ter que adaptar o filhotinha a um bico de plástico que sai um leite bizarro hahaha !!
Existe uma fase para a mãe moderna, onde todos aqueles papos de amamentação exclusiva até os seis meses , que mamadeira perde a pegada acaba! Pois vc precisa voltar trabalhar... ( traduzindo...não to dizendo pegada de pegar gente rs ...pegada é o temo que agente utiliza quando o bebe mira no seu peito e abocanha nhac!!) Infelizmente, em um país onde a licença maternidade ainda é de 4 meses( mesmo o governo federal falando que agente tem que amamentar exclusivamente até os seis ) o desmame ou pelo menos o aleitamento exclusivo acaba ficando para os livros de medicina ( o pessoal do congresso tá muito lerdinho para mudar o tempo de licença das mulheres aff) aí imagina...seu filhote sempre teve o lanchinho a hora que queria...com o cheirinho de mãe, com colinho e depois ainda rolava uma soneca...e derrepente ele se ve com um negócio de plástico!!! com um leite que não é o que ele tá acostumado ( as formulas infantis) e vc acha que ele vai gostar...não ! Mas, infelizmente a tecnologia não avanço a ponto da gente desatarrachar o peito e deixar na creche dentro do berço rs.Resumindo vc se vc no ultimo mês de licença numa guerra para fazer o filhote pegar a mamadeira onde só falta ele falar " morro de fome mas não como nisso ai não !"
Um dos grandes problemas da adaptação a mamadeira esta tb na temperatura...para quem não sabe o leite materno tem a agradável temperatura de 37 graus..leite quentinho todo dia! Mas na vida moderna é raro uma mãe esquentar a mamadeira ...até pq vc encontra agua quente em qualquer lugar no rio de janeiro...aí tome tapa na mamadeira...! Bico de plástico, leite estranho e ainda gelado! só falta o baby falar "vai a m..." rs
Outra coisa importante é que mamadeira que deve ser dado para o pequeno ou pequena primeiro tem que ser com um bico que dificulte a vida do bebe para que ele não perca a PEGADA e o mais importante, uma que possua 0% de bisfenol ( química componente nas mamadeiras que quando e esquentada solta o bisfenol A podendo levar ao câncer nos pequenos) e como em nosso país tudo que é diferente é mais caro..a amamadeira sem bisfenol ou 0% BPA, chega a ser três vezes mais cara que a mamadeira comum...
Resumindo não adianta vc ter uma política de saúde separada da política do trabalho. Parece brincadeira essa história da mamadeira mas o desmame precoce dá problemas na saúde dos pequenos...ou seja, a falta de relação entre as políticas públicas de saúde e os direitos trabalhadores cria a longo prazo problemas sérios para a a saúde de um país...desde problemas respiratórios , psicológicos e um que esta assoberbando o sistema de saúde que é o câncer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário